Fixar ou afixar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas e ambas estão corretas. Os seus significados são similares, mas podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra.

As palavras fixar e afixar se referem ao ato de tornar fixo, seguro, firme. A palavra fixar é a mais utilizada, sendo a palavra afixar quase sempre utilizada apenas para referir o ato de pregar algo em algum lugar.

Ficxar ou fiquisar são palavras que não existem na língua portuguesa.

A palavra fixar poderá vir do latim fixu- ou do francês fixer e tem uma utilização mais frequente, com significação mais abrangente.

Exemplos:

  • Não se preocupe que não vai cair, está bem fixo. (Segurar)
  • Fixem estas informações porque são muito importantes. (Memorizar)
  • Ele está olhando fixamente para mim! (Focalizar)
  • Eles fixaram todos os quadros na parede da galeria. (Prender)
  • Finalmente tenho uma residência fixa! (Estabelecer)

A palavra afixar poderá ter a sua origem na palavra francesa afficher ou através da junção do prefixo a- e do sufixo verbal –ar ao radical fixo. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo a- significa afastamento ou separação quando de origem grega, mas poderá significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto, quando de origem latina

Assim, utilizamos a palavra afixar maioritariamente com o sentido de prender ou pregar algo, de realizar de um movimento para mais perto, mais junto. Devemos utilizar afixar sempre que significar pregar algo em local público.

Exemplos:

  • É proibido afixar cartazes!
  • O edital do concurso público foi afixado na data certa.

Atenção:

Na frase “É proibido fixar cartazes!” são se pode dizer que a palavra fixar esteja errada, dado que é proibido tornar fixo, pregar, colar um cartaz naquele lugar. Contudo, o verbo afixar seria mais adequado para esta situação.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também