Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Um objeto fluorescente é um objeto que emite luz ao receber luz. Um negócio florescente é um negócio que se encontra em próspero desenvolvimento.
Exemplos:
A palavra fluorescente se refere a alguma coisa que tem fluorescência, ou seja, a capacidade que emitir luz ao receber uma radiação luminosa. Sendo desligada a fonte luminosa, o objeto fluorescente também se apaga. Tendo sua origem na palavra em latim fluorescente, deverá ser escrita com as sílabas iniciais fluo (flu-o-res-cen-te).
Exemplos:
A palavra florescente se refere a alguém ou algo que floresce, que está em próspero desenvolvimento. Pode significar também aquilo que é brilhante, notável, vigoroso. Tendo sua origem na palavra em latim florescens, deverá ser escrita com a sílaba inicial flo (flo-res-cen-te).
Exemplos:
As palavras florescente ou fluorescente são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o projeto florescente - a empresa florescente; o papel fluorescente - a caneta fluorescente).
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: florescente, fluorescente, decente, descente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.