Fluido e fluído são palavras distintas, que apresentam significados, escritas e pronúncias diferentes. São frequentemente confundidas.
Fluido é um substantivo ou um adjetivo formado pelo ditongo ui, que apresenta duas sílabas (flui-do). Tem flui como sílaba tônica. Indica, principalmente, uma substância líquida ou gasosa:
Fluído é uma forma verbal formada por um hiato, que apresenta três sílabas (flu-í-do). Tem í como sílaba tônica. É o particípio do verbo fluir:
A palavra fluido indica algo que corre como um líquido ou que ocorre de forma fácil e espontânea. Pode indicar também algo que é mole, não apresentando rigidez, bem como o líquido inflamável dos isqueiros. Refere-se ainda a uma aura ou influência que um ser pode ter ou exercer.
É sinônimo de: líquido, gás, fluente, corrente, fácil, espontâneo, natural, simples, mole, flácido, frouxo, influência e aura, entre outros.
A palavra fluido é maioritariamente mal pronunciada, sendo pronunciado fluído (com hiato) em vez de fluido (com ditongo).
Fluído é o particípio do verbo fluir, que se refere, entre outros, ao ato de correr em estado líquido. Fluído é, assim, sinônimo de escoado, escorrido, vazado, drenado e vertido. Fluir pode indicar também o ato de ter origem em, de ficar com menos intensidade e de decorrer no tempo.
O particípio é usado, principalmente, na formação de tempos verbais compostos e em locuções verbais.