Os verbos fruir e fluir existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Fruir se refere principalmente ao ato de desfrutar e usufruir de alguma coisa, aproveitando suas vantagens e benefícios.
Exemplo: Vou fruir de um bom copo de vinho.
Fluir se refere ao ato de passar, correr, decorrer e rolar, principalmente quando relativo a tempo ou a substâncias líquidas.
Exemplo: O trânsito vai fluir lentamente por causa das obras.
O verbo fruir se refere ao ato de aproveitar vantagens, prazeres e benefícios, bem como o ato de estar na posse de alguma coisa. Assim, é sinônimo de desfrutar, aproveitar, usufruir, utilizar, gozar, curtir, possuir, ter e dispor, entre outros.
Tendo sua origem na palavra em latim fruere, o verbo fruir deve ser escrito com r na primeira sílaba. Todas as formas conjugadas deste verbo, bem como as palavras cognatas de fruir deverão ser também escritas com r na primeira sílaba.
Palavras da mesma família:
Verbo fruir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) fruí
(Tu) fruíste
(Ele) fruiu
(Nós) fruímos
(Vós) fruístes
(Eles) fruíram
O verbo fluir se refere ao ato de decorrer no tempo, de ter origem em, de correr em estado líquido e de ficar com menos intensidade. Assim, é sinônimo de passar, decorrer, originar-se, nascer, correr, rolar e dissipar-se, entre outros.
Tendo sua origem na palavra em latim fluere, o verbo fluir deve ser escrito com l na primeira sílaba. Todas as formas conjugadas deste verbo, bem como as palavras cognatas de fluir deverão ser também escritas com l na primeira sílaba.
Palavras da mesma família:
Verbo fluir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) fluí
(Tu) fluíste
(Ele) fluiu
(Nós) fluímos
(Vós) fluístes
(Eles) fluíram
As palavras fruir e fluir são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: