Os adjetivos fluorescente e fosforescente estão certos e se referem a objetos que apresentam luminescência por absorção da energia da luz. A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.
Exemplos:
Assim, a palavra fluorescente se refere a alguma coisa que tem fluorescência, ou seja, a capacidade que emitir luz ao receber uma radiação luminosa. Sendo desligada a fonte luminosa, o objeto fluorescente também se apaga. Tendo sua origem na palavra em latim fluorescente, deverá ser escrita com as sílabas iniciais fluo (flu-o-res-cen-te).
Exemplos:
Já a palavra fosforescente se refere a alguma coisa que tem fosforescência, ou seja, a capacidade de brilhar na escuridão sem emitir calor, após armazenar a energia da luz. Objetos fosforescentes são conhecidos como objetos que brilham no escuro. Fosforescente tem sua origem na palavra francesa phosphorescent, sendo assim escrita com as sílabas iniciais fosfo (fos-fo-res-cen-te).
Exemplos:
As palavras fluorescente e fosforescente são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o adesivo fosforescente - a pulseira fosforescente; o papel fluorescente - a caneta fluorescente).
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: fluorescente, fosforescente, decente, descente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.