A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.
A palavra fora apresenta uma diversidade de significados, podendo pertencer a diferentes classes gramaticais:
Fora é uma forma verbal tanto do verbo ser, como do verbo ir. Esses dois verbos apresentam formas verbais comuns em diversos tempos verbais, sendo distinguidas apenas pelo contexto da frase.
Fora indica a 1.ª ou a 3.ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).
Verbo ser - Pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
(Eu) fora
(Tu) foras
(Ele) fora
(Nós) fôramos
(Vós) fôreis
(Eles) foram
Verbo ir - Pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
(Eu) fora
(Tu) foras
(Ele) fora
(Nós) fôramos
(Vós) fôreis
(Eles) foram
O advérbio fora indica a parte exterior ou externa de alguma coisa, bem como algo que se localiza no exterior ou sem ser no local em que se reside. É, também, sinônimo de no lixo.
A preposição fora é sinônima de exceto e salvo, significando com exceção de, bem como sinônimo de além de, ademais de.
O substantivo masculino fora se refere a uma frase infeliz e inoportuna, como uma mancada ou uma gafe, bem como a uma rejeição ou repreensão.
A interjeição fora é usada em exclamações que indicam uma ordem de saída ou retirada.
O Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, não trouxe qualquer alteração à acentuação da palavra fora. Já se escrevia sem acento antes e devemos continuar escrevendo dessa forma. Não é necessário que haja um acento gráfico para distinguir duas paroxítonas homógrafas, como: