Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de serem parecidas, são palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.
Flagrante se refere a alguma coisa que é incontestável, evidente, notória, vista no momento em que está acontecendo. Significa também acalorado, ardente.
Fragrante se refere a alguma coisa ou a alguém perfumado, cheiroso, que exala um odor agradável.
Flagrante é sinônimo de evidente, incontestável, manifesto, notório, afogueado, acalorado, apaixonado e ardente, bem como de momento, hora, instante.
O adjetivo flagrante tem sua origem na palavra em latim flagrans, -antis devendo assim ser escrito com l na primeira sílaba.
Fragrante é sinônimo de cheiroso, perfumado, aromático, aromatizado, odorífero, odorífico e olente, entre outros.
O adjetivo fragrante tem sua origem na palavra em latim fragrans, -antis devendo assim ser escrito com r na primeira sílaba.
Fragrante e flagrante são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino:
As palavras fragrante e flagrante são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: