A forma correta de escrita da palavra é guarda-chuva, com hífen, visto ser uma palavra composta hifenizada. A sequência guarda chuva, sem hífen, está errada.
O substantivo masculino guarda-chuva se refere a um objeto portátil usado para proteger da chuva quem o leva. É constituído por uma armação metálica flexível e tecido impermeável. Os guarda-chuvas podem também proteger do sol, sendo similares a um guarda-sol.
Guarda-chuva é sinônimo de sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela e umbrela.
Guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal guarda e do substantivo chuva: guarda + chuva.
Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen deverá ser mantido nas palavras compostas por justaposição que não apresentem elementos de ligação e nas palavras compostas por justaposição cujos elementos formem uma unidade autônoma, com significado próprio.
Palavras compostas hifenizadas:
O hífen, contudo, deverá ser abolido nas palavras compostas por justaposição que já perderam a noção de composição, nas palavras compostas com elementos de ligação e nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
Embora a palavra guarda-chuva não tenha sofrido alterações com o atual acordo ortográfico, alguns dos seus sinônimos foram alterados.
Antes do acordo ortográfico: chapéu-de-chuva, pára-chuva, pára-água.
Depois do acordo ortográfico: chapéu de chuva, para-chuva, para-água.
O plural da palavra guarda-chuva é guarda-chuvas.
Exemplo com guarda-chuvas: Tenho tantos guarda-chuvas lá em casa!