Guarda-sol, com hífen, é a forma correta de escrita da palavra. A sequência guarda sol, sem hífen e a palavra guardassol, aglutinada, estão erradas porque guarda-sol é uma palavra composta hifenizada.
O substantivo masculino guarda-sol se refere a um objeto portátil usado para proteger do sol, criando sombra. É utilizado habitualmente na praia, nas piscinas, nos jardins,... É semelhante a um guarda-chuva, mas maior.
Guarda-sol é sinônimo de chapéu de sol, para-sol, chapéu, barraca, sombrinha e sombreiro.
Guarda-sol pode indicar também uma espécie de árvore da família das combretáceas: amendoeira-da-praia, amendoeira-da-índia, sete-copas,...
Guarda-sol é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal guarda e do substantivo sol: guarda + sol. Salienta-se que, como a palavra guarda não é um prefixo, as regras da prefixação de duplicação das consoantes s e r não se aplicam neste caso, sendo errada a escrita da palavra guardassol.
O atual acordo ortográfico define que o hífen permanece em palavras compostas por justaposição que não apresentem elementos de ligação e em palavras compostas por justaposição cujos elementos formem uma unidade com significado próprio.
Palavras compostas hifenizadas:
O hífen foi abolido nas palavras compostas por justaposição que perderam a noção de composição, nas palavras compostas com elementos de ligação e nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
Assim, embora a palavra guarda-sol não tenha sofrido alterações, algumas das suas palavras sinônimas foram alteradas com o novo acordo ortográfico:
Antes do acordo ortográfico: chapéu-de-sol, pára-sol.
Depois do acordo ortográfico: chapéu de sol, para-sol.
O plural da palavra guarda-sol é guarda-sóis, com hífen e acento agudo na vogal o.
Exemplo com guarda-sóis: Na piscina, você pode alugar cadeiras e guarda-sóis.