gueto

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Gueto

substantivo masculino Área de uma cidade ocupada por um grupo de raça, religião ou nacionalidade minoritárias, que nela se instalam por pressão econômica ou social.[Figurado] Qualquer grupo, estrato social ou modo de viver que resulta de algum tipo de discriminação.[História] Bairro ou local isolado onde os judeus eram obrigados a viver.Etimologia (origem da palavra gueto). Do italiano guetto, "cidade para judeus".

Saiba mais:

O termo gueto originariamente se referia a áreas de cidades europeias em que os judeus viviam ou eram forçados a viver, posteriormente passou a ser aplicado às áreas onde qualquer grupo minoritário é forçado a viver devido à pressão social e econômica.

Definição de Gueto

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: gue-to
Plural: guetos

Exemplos com a palavra gueto

Em sua nova vizinhança, Cleveland terá como amigos um caipira racista e um desses branquelos ricos metidos a falar como se fossem "do gueto". Folha de S.Paulo, 21/07/2009
A produção brasileira também será fortalecida, sem ser organizada em gueto. Folha de S.Paulo, 14/07/2009
O motivo: a oposição de parte dos deficientes e de entidades que os defendem, que não querem a criação de um "gueto". Folha de S.Paulo, 16/08/2009
gueto

Outras informações sobre a palavra

Possui 5 letras
Possui as vogais: e o u
Possui as consoantes: g t
A palavra escrita ao contrário: oteug

Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.