Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i. A interjeição hein, embora seja a preferida e mais usada pelos falantes, é a forma não preferencial da interjeição hem, sendo essa a forma mais correta de escrita da interjeição segundo as regras ortográficas do português. Ainda assim, a interjeição hein encontra-se reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
As interjeições hem e hein são usadas para expressar espanto e indignação. Reforçam também o sentido de uma pergunta, sendo sinônimas de: "não é verdade?". Essas interjeições são usadas ainda para indicar que não se conseguiu entender algo que foi dito, tendo o mesmo sentido que: "o quê?" e "como?".
As interjeições são estruturas linguística simples e invariáveis que não possuem função sintática e podem ser compreendidas isoladamente. Através de interjeições é possível exprimir emoções, sensações, estados de espírito,...
O sentido da interjeição depende do contexto onde ela é utilizada, bem como da entonação do falante. São utilizadas maioritariamente em frases interrogativas, exclamativas e apelativas.