A forma correta de escrita da palavra é heroico, sem acentuação gráfica. A palavra heróico, com acento agudo, está errada desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.
O adjetivo heroico se refere a algo próprio e digno de um herói, indicando alguém ou algo que é grandioso e magnânimo, bem como alguém que age com coragem e valentia, denotando heroísmo.
Na literatura, a palavra heroico indica uma obra que narra os feitos de um herói. Na poesia, a palavra heroico indica um verso decassílabo acentuado na sexta e décima sílabas.
Heroico é sinônimo de grandioso, glorioso, magnânimo, notável, valoroso, homérico e épico, bem como de corajoso, ousado, valente, destemido, arrojado e intrépido.
O atual acordo ortográfico eliminou o acento agudo nos ditongos abertos oi e ei nas palavras paroxítonas.
Ditongo oi
antes do acordo: heróico, jibóia, bóia, paranóia, jóia, …
depois do acordo: heroico, jiboia, boia, paranoia, joia, …
Ditongo ei
antes do acordo: idéia, européia, alcatéia, geléia, platéia,...
depois do acordo: ideia, europeia, alcateia, geleia, plateia,...
Apesar de ter sido abolido o acento agudo do ditongo oi na palavra heroico, as palavras herói, heroína e heroísmo permanecem acentuadas.
A palavra herói é escrita com acento agudo porque o acento foi abolido apenas nas palavras paroxítonas, sendo mantido nas palavras oxítonas, como herói, dói, corrói,…
As palavras heroína e heroísmo são também escritas com acento agudo porque em heroína e heroísmo não há um ditongo e sim um hiato, visto as duas vogais não permanecerem na mesma sílaba na divisão silábica. Segundo as regras de acentuação dos hiatos, são acentuadas a vogal i e a vogal u tônicas que formam hiato com uma vogal da sílaba anterior, acompanhadas ou não da consoante s (he-ro-í-na; he-ro-ís-mo).