Ignorar ou iguinorar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é ignorar. A palavra iguinorar está errada. O verbo ignorar se refere ao ato de não saber, ou seja, desconhecer, bem como ao ato de desconsiderar intencionalmente, não ligando ou não prestando atenção. Significa ainda o ato de fazer reparo em, sendo também sinônimo de estranhar, reparar e criticar.

Exemplos:

  • O menino jurou ignorar os perigos daquela brincadeira.
  • Pare de ignorar os ensinamentos dos mais velhos!

A errada pronúncia de iguinorar em vez de ignorar ocorre por vocalização de uma sílaba que não existe (gui). O encontro das consoantes g e n é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. O g é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão das vogais ui. O verbo ignorar possui apenas três sílabas: ig – no – rar. 

O verbo ignorar tem sua origem na palavra em latim ignorare, devendo assim ser escrito sem a formação da sílaba gui. Dessa forma deverão também ser escritas todas as palavras cognatas de ignorar e todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: ignorar, ignorado, ignorante, ignorância, ignorável,...
Verbo ignorar - Presente do indicativo:
(Eu) ignoro
(Tu) ignoras
(Ele) ignora
(Nós) ignoramos
(Vós) ignorais
(Eles) ignoram 

Fique sabendo mais!
O erro na pronúncia do verbo ignorar é considerado um erro de ortoépia, ou seja, um erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também