As palavras ilação e elação existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O substantivo feminino ilação é o mais utilizado e se refere ao efeito de inferir, ou seja, ao que se conclui de fatos e afirmações. O substantivo feminino elação é menos utilizado e pode se referir a uma elevação do espírito ou a uma atitude de arrogância e altivez.
A palavra ilação tem sua origem na palavra em latim illatione, devendo assim ser escrita com i inicial: i – la – ção. É sinônimo de inferência, conclusão, dedução, entre outros. A palavra ilativo, cognata de ilação, deverá ser também escrita com i inicial.
Exemplos:
A palavra elação tem sua origem na palavra em latim elatione, devendo assim ser escrita com e inicial: e – la – ção. É sinônimo de magnitude, sublimidade, grandeza e exaltação, bem como de altivez e orgulho. Esta palavra é mais utilizada na linguagem poética.
Exemplos:
As palavras ilação e elação são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: ilação/elação, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, esperto/experto, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.