Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sendo palavras antônimas, apresentam significados distintos, devendo ser usadas em situações diferentes.
A palavra imergir significa, principalmente, afundar alguma coisa em líquido e a palavra emergir significa, principalmente, elevar algo acima do nível da água.
Na língua portuguesa, os prefixos i-, in-, im- implicam sempre um movimento para dentro e os prefixos e-, ex- implicam sempre um movimento para fora.
Imergir se refere ao ato de afundar, mergulhar ou submergir alguma coisa em um líquido. Também é usado com significado de se introduzir em algum lugar ou ficar absorvido por alguma coisa. É, assim, sinônimo de mergulhar, afundar, submergir, entrar, adentrar, penetrar, embrenhar, absorver-se, abstrair-se, perder-se e engolfar-se, entre outros.
Exemplos com imergir:
Imergir tem sua origem na palavra em latim immergere, devendo assim ser escrito com i inicial. Todas as formas conjugadas deste verbo devem também ser conjugadas com i inicial, bem como as palavras cognatas de emergir, como imergente.
Emergir se refere ao ato de se elevar acima do nível da água, de subir, de vir à tona. Também é usado com significado de aparecer e de se manifestar, tornando-se compreensível. É, assim, sinônimo de subir, elevar-se, erguer-se, aflorar, boiar, manifestar-se, aparecer, surgir, revelar-se, assomar e mostrar-se.
Exemplos com emergir:
Emergir tem sua origem na palavra em latim emergere, devendo assim ser escrito com e inicial. Todas as formas conjugadas deste verbo devem também ser conjugadas com e inicial, bem como as palavras cognatas de emergir, como emergente.
Os verbos imergir e emergir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: