As palavras imigração, emigração e migração são usadas para indicar o deslocamento das pessoas de uma localidade para outra. Por exemplo:
Eu migrei do sul da Bahia para São Paulo. Fui tentar a vida na cidade grande. Lá, decidi ir mais longe. Juntei dinheiro. Migrei de novo: agora do Brasil para Portugal. Emigrei da terra do samba e imigrei para a terra do Bacalhau. Agora sou um imigrante em Portugal!
Migração é o movimento de mudança de uma região para outra (Eu migrei do sul da Bahia para São Paulo) ou de um país para outro (Migrei de novo: agora do Brasil para Portugal).
Emigração é o movimento de saída do país de origem para um país estrangeiro (Emigrei da terra do samba).
Imigração é o movimento de entrada de pessoas em um país estrangeiro (Imigrei para a terra do Bacalhau!).
Assim, embora migrar, emigrar e imigrar tenham significados de semelhantes para se referir ao deslocamento de um lugar para o outro, apresentam usos específicos que representam movimentos diferentes.
Emigrar é saída do país de origem, imigrar é entrada em um país estrangeiro. Já migrar pode significar tanto um movimento de mudança de uma região para outra no mesmo país ou para um país diferente.
É importante destacar que migrar pode ser um movimento permanente ou temporário. E também pode ser utilizado por animais. Por exemplo:
A imigração é o movimento de entrada de pessoas em um país estrangeiro para se estabelecer, fixar residência e trabalhar. O ponto de referência é o local de destino, indicando a entrada, a chegada, nesse novo destino.
Na imigração, um indivíduo decide imigrar para outro país, passando a ser um imigrante no país onde passa a viver.
A emigração é o movimento de saída de pessoas do seu país de origem para se estabelecer, fixar residência e trabalhar em algum país estrangeiro. O ponto de referência é o local de origem, indicando a saída, a partida, do seu país natal.
Na emigração, um indivíduo decide emigrar do seu país, passando a ser um emigrante no seu país natal.
A migração é a movimentação de pessoas de um país para outro ou de uma região para outra dentro do próprio país. Inclui, assim, os movimentos de emigração e imigração, porque inclui o movimento de saída, de partida, de um lugar e o movimento de entrada, de chegada, em outro lugar.
No português, o prefixo i- (e in-) indica um movimento para dentro e o prefixo e- (e ex-) indica um movimento para fora.
Movimento para dentro:
Movimento para fora: