Implicar ou emplicar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é implicar. A palavra emplicar está errada. O verbo implicar refere-se ao ato de provocar e amolar alguém, acarretar como consequência, antipatizar com alguém, requerer como imprescindível, envolver em complicação ou embaraço e criar confusão.

Conforme o sentido que assume, o verbo implicar pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto, sendo regido, quando indireto, pelas preposições em e com.

Exemplos:

  • A falta de pagamento vai implicar o cancelamento do seguro.
  • O professor não parou de implicar com aquele aluno desde o primeiro dia de aulas.
  • Pare de implicar comigo!
  • Tenha cuidado, para não me implicar nessas confusões.

O verbo implicar tem sua origem na palavra em latim implicare, devendo ser escrito com i inicial, bem como todas as suas formas conjugadas e palavras cognatas. 

Palavras da mesma família: implicar, implicante, implicação, implicância,...
Verbo implicar – Futuro do presente do indicativo:
(Eu) implicarei
(Tu) implicarás
(Ele) implicará
(Nós) implicaremos
(Vós) implicareis
(Eles) implicarão
 
Implicar é sinônimo de: provocar, mexer, importunar, acarretar, provocar, causar, embirrar, antipatizar, incompatibilizar, exigir, requerer, demandar, comprometer, enredar, embaraçar e atordoar, entre outros.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também