Incerto é uma palavra muito utilizada pelos falantes, referindo-se a alguma coisa que não é certa, ou seja, que é indefinida, duvidosa, inconstante,… Inserto é uma palavra pouco utilizada pelos falantes, referindo-se, principalmente, a alguma coisa que se inseriu. Assim, os adjetivos incerto e inserto existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
O adjetivo incerto é formado por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo in- à palavra certo: in- + certo. O prefixo in- é de origem latina e significa uma negação. Assim, incerto é sinônimo de indefinido, duvidoso, inconstante, trêmulo, ambíguo, indeciso e perigoso, entre outros.
Exemplos:
O adjetivo inserto tem sua origem na palavra em latim insertus, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. É sinônimo de inserido, incluído, introduzido, colocado, posto, metido, ínsito e enfiado, entre outros.
Exemplos:
As palavras incerto e inserto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: incerto e inserto, expirar e espirar, acessório e assessório, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…
Fique sabendo mais!
Incerto é também a forma conjugada do verbo incertar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Incertar se refere, principalmente, ao ato de tornar incerto.
Verbo incertar – Presente do indicativo:
(Eu) incerto
(Tu) incertas
(Ele) incerta
(Nós) incertamos
(Vós) incertais
(Eles) incertam
Inserto é também a forma conjugada do verbo insertar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Insertar se refere, principalmente, ao ato de introduzir ou enxertar.
Verbo insertar – Presente do indicativo:
(Eu) inserto
(Tu) insertas
(Ele) inserta
(Nós) insertamos
(Vós) insertais
(Eles) insertam