Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Inchado é o particípio do verbo inchar. Este verbo é muito utilizado pelos falantes do português, se referindo principalmente ao ato de aumentar de volume e ao ato de ficar vaidoso e orgulhoso.
Enxado é a forma do verbo enxadar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu enxado. O verbo enxadar é pouco utilizado e se refere ao ato de cavar com uma enxada.
Atenção! É comum a escrita das palavras enchado e inxado. Ambas estão erradas!
O verbo inchar se refere ao ato de aumentar de volume, de se tornar túmido, de se encher de vaidade e orgulho, de ficar abaulado com o vento e de tornar mais enfático e empolado.
É sinônimo de intumescido, túmido, túrgido, dilatado, estufado, avolumado, inflado, tufado, bojado, vaidoso, enfatuado, emproado, empolado, pomposo, entre outros.
Tem sua origem na palavra em latim inflare, tenho o fl evoluído para ch. Assim, todas as palavras cognatas de inchar deverão ser escritas com ch, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Verbo inchar – pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) inchei
(Tu) inchaste
(Ele) inchou
(Nós) inchamos
(Vós) inchastes
(Eles) incharam
Palavras da mesma família:
Enxadar se refere ao ato de cavar ou trabalhar a terra com a enxada, sendo sinônimo de enxadear, cavar e lavrar.
O verbo enxadar é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar ao substantivo enxada: enxada + - ar. Assim, todas as palavras cognatas de enxadar deverão ser escritas com x, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Verbo enxadar - presente do indicativo:
(Eu) enxado
(Tu) enxadas
(Ele) enxada
(Nós) enxadamos
(Vós) enxadais
(Eles) enxadam
Palavras da mesma família: