Embora exista muita polêmica e diferentes opiniões sobre a sua utilização, as palavras infarto e infarte existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra infarto é a mais usada pelos falantes de português do Brasil.
Alguns dicionários, bem como o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, reconhecem a existência de quatro palavras:
Enfarte e infarto são as formas preferenciais de escrita da palavra.
Enfarto e infarte têm um uso muito reduzido.
Alguns estudiosos afirmam haver distinção entre o significado dessas palavras. Apesar disso, os dicionários afirmam serem palavras sinônimas, sendo formas variantes da mesma palavra.
Segundo os dicionários, ambas podem ser utilizadas para indicar uma lesão causada pela parada da circulação arterial, bem como qualquer tipo de obstrução ou bloqueio. Podem ser ainda utilizadas para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida.
São sinônimas de: entupimento, obstrução, bloqueio, ingurgitamento, empanturramento, inchação, ingurgitação, enfartação, enfartamento e enchimento.
Apesar disso, segundo alguns estudiosos, a palavra infarto deverá ser utilizada para indicar a lesão causada pela parada da circulação arterial e a palavra enfarte deverá ser utilizada para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida:
A palavra infarto tem sua origem no latim infarctu, sendo a que se encontra mais próxima de seu étimo latino. A palavra enfarte é formada por derivação regressiva do verbo enfartar, ou seja, por redução deste.