Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora parecidas, são palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.
Inflação se refere principalmente a um aumento excessivo dos preços.
Exemplo: Este ano, a inflação teve um aumento de quase 20%.
Infração se refere principalmente ao incumprimento de uma regra.
Exemplo: Você acabou de cometer uma infração de trânsito.
O substantivo feminino inflação é uma palavra muito usada, quer no âmbito financeiro, quer no cotidiano dos falantes. Além de significar o aumento excessivo dos preços, pode significar também qualquer aumento excessivo, bem como um aumento do volume ou uma atitude de imodéstia e presunção.
O substantivo feminino inflação tem sua origem na palavra em latim inflatione, devendo assim ser escrito com o fl na segunda sílaba: in-fla-ção.
O substantivo feminino infração indica qualquer transgressão, desrespeito e desobediência por regras instituídas. É sinônimo de violação, incumprimento, falta e contravenção, entre outros.
O substantivo feminino infração tem sua origem na palavra em latim infractione, devendo assim ser escrito com o fr na segunda sílaba: in-fra-ção.
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: