A forma correta de escrita da palavra é interesse, com i inicial. A palavra enteresse, iniciada com a vogal e, está errada.
Interesse pode ser um substantivo masculino, sinônimo de utilidade, vantagem, proveito, importância, curiosidade, fascínio, dedicação, empenho,…
Interesse pode ser também a forma conjugada do verbo interessar na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo:
A pronúncia da palavra interesse é diferente se for substantivo ou se for uma forma verbal. A diferença na pronúncia ocorre na terceira sílaba: in-te-res-se.
O substantivo masculino interesse deve ser utilizado sempre que se quiser referir aquilo que é útil ou vantajoso, ou seja, um benefício, uma vantagem, uma utilidade, um ganho. Refere-se também a alguma coisa que prende a atenção, despertando curiosidade, atenção, fascínio, simpatia.
Pejorativamente se refere a alguma coisa feita de forma ambiciosa e gananciosa, tendo em vista apenas vantagens e lucros pessoais. Pode significar ainda diligência, empenho e dedicação a favor de algo ou de alguém, bem como os juros de um capital depositado.
O substantivo masculino interesse tem sua origem na palavra em latim interesse, devendo assim ser escrito com i inicial. Todas as palavras cognatas de interesse deverão ser, também, escritas dessa forma:
O verbo interessar se refere ao ato de ter interesse ou importância, de despertar o interesse ou a curiosidade e de dizer respeito a alguma coisa, sendo sinônimo de importar, concernir, relacionar-se, cativar, atrair, encantar.
Significa ainda o ato de se dedicar, de se entregar e devotar, bem como o ato de ter participação em alguma coisa, se associando, vinculando, participando.
Verbo interessar - Presente do subjuntivo:
(que eu) interesse
(que tu) interesses
(que ele) interesse
(que nós) interessemos
(que vós) interesseis
(que eles) interessem
Verbo interessar - Imperativo:
(eu) ---
(tu) interessa
(ele) interesse
(nós) interessemos
(vós) interessai
(eles) interessem
O verbo interessar é formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar à palavra interesse: interesse + -ar.