A mãe que amamenta é a lactante. O bebê que é amamentado é o lactente. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplo: A lactante amamenta o lactente.
Lactante, enquanto adjetivo, se refere a quem ou àquilo que produz leite. Enquanto substantivo feminino, se refere à mulher que amamenta. Tem sua origem na palavra em latim lactantis, devendo assim ser escrita com a na segunda sílaba: lac - tan - te.
Exemplos:
Lactente pode ser um adjetivo ou um substantivo e se refere a um bebê ou filhote que mama. Pode se referir também a qualquer criança até completar o fim da primeira dentição. Tem sua origem na palavra em latim lactentis, devendo assim ser escrita com e na segunda sílaba: lac – ten – te.
Exemplos:
As palavras lactante e lactente, além de substantivos comuns, podem ser adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a capacidade lactante / o responsável lactante; o bebê lactente / a criança lactente).