As palavras lesse e lê-se estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo ler e são pronunciadas da mesma forma, mas devem ser usadas em situações diferentes.
Lesse é a forma do verbo ler conjugado na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo:
Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula indeterminadora do sujeito se:
Através da negação é possível verificar se a forma verbal deverá ser escrita com ss ou com hífen. A introdução de uma negação na oração faz com que haja próclise, ou seja, a colocação do pronome se antes do verbo.
Assim, se ocorrer próclise com forma negativa da frase, a forma verbal deverá ser escrita com hífen. Caso não ocorra alteração da forma verbal, deverá ser escrita com ss.
Forma verbal com ss permanece igual na negativa:
Forma verbal com -se pede a próclise na negativa:
Lesse é uma forma verbal do pretérito imperfeito do subjuntivo. Logo, é escrita com ss na sua terminação. Verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo expressam acontecimentos que estão condicionados por outros, bem como desejos e probabilidades.
Verbo ler - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) lesse
(Se tu) lesses
(Se ele) lesse
(Se nós) lêssemos
(Se vós) lêsseis
(Se eles) lessem
Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que indetermina o sujeito.
Verbo ler - Presente do indicativo:
(Eu) leio
(Tu) lês
(Ele) lê
(Nós) lemos
(Vós) ledes
(Eles) leem
Embora a ênclise seja a forma de colocação pronominal preferencial, o uso da próclise é predominante no português falado no Brasil, havendo também diversos elementos que pedem a próclise, como palavras negativas, conjunções subordinativas, pronomes relativos,…