As palavras logotipo e logótipo estão corretas e existem na língua portuguesa, sendo reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir uma representação visual composta por imagens e/ou letras que identifica, apresenta e individualiza uma marca, empresa, produto,… Em tipografia, logotipo ou logótipo significam um bloco único de duas ou mais letras, usadas na composição tipográfica manual. A palavra logótipo é tida pelos dicionários como sendo a mais gramaticalmente correta. Contudo, os falantes claramente privilegiam o uso da palavra logotipo, sendo esta a forma mais socialmente aceita. São palavras muito utilizadas na publicidade, marketing e branding.
Exemplos:
As palavras logotipo e logótipo são formadas por composição por justaposição dos elementos de formação logo- e -tipo: logo- + -tipo = logotipo. Em logotipo (lo-go-ti-po) a sílaba tônica é o ti, sendo uma palavra paroxítona e em logótipo (lo-gó-ti-po) a sílaba tônica é o gó, sendo uma palavra proparoxítona. Segundo as regras do português, com o elemento de formação –tipo ocorre a formação de palavras proparoxítonas, como estereótipo e fotótipo. Dada essa razão, a palavra logótipo, proparoxítona, é considerada a mais correta, mesmo sendo a menos usada.
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de logótipo e logotipo não há erro, podendo ser uma palavra proparoxítona ou paroxítona.
Fique sabendo mais!
A palavra logo, significando a forma reduzida de logotipo ou logótipo, deverá ser utilizada apenas em linguagem oral. A palavra logomarca, embora polêmica, é considerada por muitos como sinônimo de logotipo e logótipo.