As palavras louro e loiro estão corretas e existem na língua portuguesa. Embora a palavra louro seja tida como a mais correta, ambas podem ser usadas de igual forma, conforme a preferência.
Podemos utilizar uma ou outra sempre que quisermos referir uma cor clara, próxima do amarelo, dourado e castanho-claro ou a pessoa que tem os cabelos dessa cor. Utilizamos também essas palavras para referir um papagaio ou para referir as folhas do loureiro, que são utilizadas como condimento alimentar.
No Brasil, a palavra loiro é a mais utilizada para referir a cor dos cabelos de uma pessoa e a palavra louro é a mais utilizada para referir as folhas de loureiro ou um papagaio.
Louro e loiro, mediante o sentido que assumem, têm diferentes origens. Sendo uma cor ou uma planta, as palavras louro e loiro têm sua origem na palavra em latim laurus. Sendo um papagaio, as palavras louro e loiro têm uma origem controversa, podendo vir do maori nori ou do caribe roro, através do castelhano.
Também loura e loira, as formas no feminino de louro e loiro, estão corretas e podem também ser usadas conforme o gosto. São usadas predominantemente para indicar uma mulher de cabelos loiros. Coloquialmente são usadas para indicar um chope de cor clara ou a libra esterlina.
Exemplos com loura:
Exemplos com loira:
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.
No caso das palavras louro e loiro existem duas formas variantes: com ditongo ou e com ditongo oi. Existem diversas palavras com o mesmo tipo de variação: