O adjetivo maçudo se refere, principalmente, a alguma coisa monótona, enfadonha e cansativa. O adjetivo massudo indica algo com aspecto de massa, sendo grosso e espesso, bem como uma pessoa corpulenta e pesada. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
Maçudo indica principalmente alguém ou algo monótono e entediante, sendo sinônimo de maçador, maçante, cansativo, enfadonho, tedioso, aborrecido, fastidioso, importuno, indigesto e incômodo, entre outros. Com menor uso, pode significar também algo que tem forma de maça, sendo também sinônimo de grosso, volumoso, compacto, denso, espesso e cerrado. Nesta acepção, confunde-se facilmente com o adjetivo massudo.
Exemplos:
Massudo está relacionado com massa, se referindo àquilo que tem muita massa ou tem aspecto de massa, sendo também sinônimo de grosso, espesso, denso, encorpado, consistente e compacto. Indica também uma pessoa corpulenta e pesada, ou seja, volumosa, encorpada, forte, gorda, robusta e grande.
Exemplos:
Maçudo e massudo são adjetivos formados a partir de derivação sufixal do sufixo –udo. Em maçudo ocorre a sufixação do substantivo maça e em massudo ocorre a sufixação do substantivo massa. Maçudo: maç(a) + -udo. Massudo: mass(a) + -udo. O sufixo nominal –udo forma adjetivos a partir de substantivos, com sentido de cheio ou provido de.
Os adjetivos maçudo e massudo apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: maçudo e massudo, acento e assento, conserto e concerto, tachar e taxar, cozer e coser,…