A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe. Na oração, assume maioritariamente a posição de vocativo.
Exemplos com mãinha:
No tratamento entre mães e filhos são frequentemente usadas formas diminutivas da palavra mãe, de forma a indicar grande valor afetivo, transmitindo ao mesmo tempo uma ideia de carinho.
Existem vários diminutivos para a palavra mãe, sendo mãinha um deles.
Mãinha é uma palavra formada por derivação sufixal, tendo sido acrescentado o sufixo diminutivo -inha ao substantivo mãe: mãe + -inha.
A função do til não é marcar a sílaba tônica, apenas indicar a nasalização da sílaba mã, que atua como uma sílaba subtônica.
Embora atualmente não se privilegie a acentuação de sílabas subtônicas de palavras derivadas, como facilmente, seriamente e rapidamente, o til permanece na nova palavra, definindo um traço de nasalidade na palavra. Isso ocorre no diminutivo de diversas palavras escritas com ã: