A forma mais correta de escrita da expressão é massa encefálica. A palavra encefálico se refere a algo relativo ao encéfalo e ao cérebro, sendo sinônimo de cerebral. A palavra cefálico se refere a algo relativo à cabeça e ao crânio, sendo sinônimo de cranial.
Exemplos:
O adjetivo encefálico é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ico à palavra encéfalo: encéfal(o) + -ico. Este sufixo nominal se junta a um substantivo para dar origem a um adjetivo e sugere uma referência a alguma coisa. É uma palavra muito usada para referir o tronco encefálico, uma parte do sistema nervoso central, bem como traumatismos do tronco encefálico, como o acidente vascular encefálico e o traumatismo crânioencefálico.
Exemplos:
O adjetivo cefálico tem sua origem na palavra em latim cephalicus, proveniente do grego kephalikós. É um termo muito utilizado para referir o perímetro cefálico do bebê, bem como a posição cefálica do bebê aquando do parto. É também comum a utilização dessa palavra na referência dos reflexos óculocefálicos.
Exemplos: