Massa refere-se, principalmente, a uma pasta feita com farinha e outros ingredientes para fins culinários. Maça refere-se, principalmente, a uma arma medieval, composta por um cabo preso a uma bola de ferro dentada, e a um pedaço de pau grosso que funciona também como arma - moca ou clava. Assim, as palavras massa e maça existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes
Exemplos:
O substantivo feminino massa é muito utilizado pelos falantes, apresentando uma grande variedade de significados: substância pastosa para fazer bolos, pastéis, empadas e outros; macarrão; grandeza expressa em gramas e quilogramas; dinheiro; multidão; argamassa; pessoa bacana; entre outros.
Exemplos:
O substantivo feminino maça, embora pouco usado, apresenta também uma grande variedade de significados: pedaço de pau que funciona como arma; arma composta por um cabo preso a uma bola de ferro dentada; instrumentos de malabarismo; pilão usado por calceteiros; espécie de baqueta; martelo de duas cabeças; entre outras.
Exemplos:
As palavras massa e maça apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: massa e maça, passo e paço, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…