As palavras matilha e alcateia são substantivos coletivos, ou seja, são palavras que, escritas no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie, transmitindo assim uma noção de multiplicidade.
Matilha se refere, principalmente, a um conjunto de cães.
Alcateia se refere, principalmente, a um conjunto de lobos.
Além de matilha, para indicar o coletivo de cães, também podem ser usados os seguintes coletivos: cachorrada, canzoada, canzoeira, cainçada.
Além de alcateia, para indicar o coletivo de lobos, também podem ser usados os seguintes coletivos: bando, az.
A confusão na utilização dos substantivos matilha e alcateia surge porque, embora não sejam palavras sinônimas em seus significados principais, são sinônimas quando se referem a um conjunto de submarinos que atacam em conjunto. Esta acepção é mais utilizada na marinha.
Exemplos indicando um conjunto de submarinos:
Além dos significados acima expostos, matilha indica também um conjunto de vadios e alcateia indica também um conjunto de animais selvagens ou uma quadrilha de malfeitores.
Segundo o atual acordo ortográfico, o substantivo alcateia já não deverá ser escrito com acento gráfico. Isso ocorre porque o acento agudo foi abolido nos ditongos abertos ei e oi nas palavras paroxítonas.
Antes do acordo: alcatéia, idéia, européia, heróico, jóia, …
Depois do acordo: alcateia, ideia, europeia, heroico, joia, …