Meretíssimo ou meritíssimo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é meritíssimo. A palavra meretíssimo está errada. Devemos utilizar o adjetivo meritíssimo sempre que quisermos referir alguém de grande mérito, muito merecedor. É a forma de tratamento usada habitualmente para juízes de direito.

A palavra meritíssimo tem sua origem na palavra em latim meritisimus, devendo assim ser escrita com e na primeira sílaba e com i na segunda sílaba. É um adjetivo e se encontra no grau superlativo absoluto sintético, sendo a forma superlativa dos adjetivos merecedor e meritório.

Exemplos:
Esta carta se encontra dirigida ao meritíssimo juiz.
Meritíssimo, por favor analise este caso com atenção.

É de notar que a palavra meritíssimo era uma palavra maioritariamente utilizada no masculino por se referir a uma profissão exercida durante muitos anos apenas por homens. Atualmente, devido ao aumento de mulheres na profissão, se usa mais frequentemente a palavra na sua forma feminina: meritíssima.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também