Místico e mítico existem na língua portuguesa e estão corretos. São palavras parônimas, apresentando escrita e pronúncia parecidas, mas significados diferentes.
Místico se refere, principalmente, ao caráter de mistério de algo, ou seja, ao caráter misterioso, espiritual e simbólico de algo.
Mítico se refere ao caráter de mito de algo, ou seja, ao caráter fantástico e lendário de algo.
A palavra místico apresenta diversas origens e significados. É, contudo, usada maioritariamente para indicar fenômenos misteriosos, espirituais, ocultos, incompreensíveis,... Além de estar relacionado com mistérios, razões ocultas, religiões e espiritualidade, indica também algo que transcende as leis físicas ou que é simbólico, bem como alguém que é devoto a uma religião ou culto.
Assim, místico é principalmente sinônimo de misterioso, enigmático, esotérico, hermético, incompreensível, profundo, obscuro, sobrenatural, espiritual, ascético, contemplativo, simbólico, figurado, metafórico, devoto, religioso e beato, entre outros.
Místico tem sua origem na palavra grega mystikós, devendo assim ser escrito com s na primeira sílaba: mís-ti-co.
O adjetivo mítico está relacionado com mito, ou seja, com uma história fantástica, como uma fábula, lenda ou crença, com um sentido metafórico, fantasioso e imaginário.
Assim, mítico é sinônimo de mitológico, lendário, fantástico, imaginário, fictício, inventado e alegórico.
Mítico tem sua origem na palavra grega mythikós, devendo assim ser escrito sem s na primeira sílaba: mí-ti-co.