A forma correta de escrita da palavra é mixaria, com x. A palavra micharia, com ch, está errada. O erro ocorre porque a consoante x e o dígrafo ch podem representar o mesmo fonema.
O substantivo feminino mixaria é usado para indicar alguma coisa sem valor ou importância, bem como uma quantia muito pequena de dinheiro. É, assim, sinônimo de ninharia, bagatela, insignificância, mixuruquice, quinquilharia e bugiganga, entre outros.
O substantivo mixaria é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -aria à palavra mixe: mix(e) + -aria = mixaria.
Mixe, por sua vez, é escrito com x por ter sua origem no guarani mixí. Como a palavra mixe é escrita com x, também a palavra mixaria deverá ser escrita com x.
Segundo as regras ortográficas do português, as palavras de origem indígena são, habitualmente escritas com x, como abacaxi e xará.
Mixaria é também a forma conjugada do verbo mixar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo.
Verbo mixar - Futuro do pretérito:
(Eu) mixaria
(Tu) mixarias
(Ele) mixaria
(Nós) mixaríamos
(Vós) mixaríeis
(Eles) mixariam
O verbo mixar, proveniente também da palavra mixe, tem um uso reduzido. Indica o ato de perder o valor, não dar resultado ou chegar ao fim.
Nota: Existe também o verbo mixar, com origem no inglês to mix, que indica o ato de misturar e combinar sons e imagens. Neste caso, a consoante x assume o som cs, devendo ser lida como em táxi e boxe.