As três palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos mobiliar, mobilhar e mobilar sempre que quisermos referir o ato de guarnecer com móveis, ou seja, fornecer móveis para uma casa, uma sala, um quarto, um escritório,…
O verbo mobiliar é tido como o mais correto e socialmente aceite, sendo o mais utilizado pelos falantes. Os verbos mobilhar e mobilar aparecem em dicionários como sendo o mesmo que mobiliar. A palavra mobilar é a mais usada no português falado em Portugal.
Os verbos mobiliar, mobilhar e mobilar são formados por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ar aos substantivos mobília e móbil. O sufixo verbal -ar forma verbos a partir de substantivos.
Embora seja um verbo regular, tem a particularidade de apresentar as formas rizotônicas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e do imperativo com acentuação gráfica: ele mobília, que ele mobílie, mobílie ele,…
Verbo mobiliar - Presente do indicativo:
(Eu) mobílio
(Tu) mobílias
(Ele) mobília
(Nós) mobiliamos
(Vós) mobiliais
(Eles) mobíliam
Já os verbos mobilhar e mobilar são conjugados conforme os verbos regulares da 1.ª conjugação, sem nenhuma especificidade na sua conjugação.
Verbo mobilhar - Presente do indicativo:
(Eu) mobilho
(Tu) mobilhas
(Ele) mobilha
(Nós) mobilhamos
(Vós) mobilhais
(Eles) mobilham
Verbo mobilar - Presente do indicativo:
(Eu) mobilo
(Tu) mobilas
(Ele) mobila
(Nós) mobilamos
(Vós) mobilais
(Eles) mobilam
Mobiliar, mobilhar e mobilar são formas gráficas variantes, ou seja, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.