A palavra moça é usada para indicar uma pessoa do sexo feminino, principalmente uma mulher nova. A palavra mossa é menos utilizada, indicando uma amassadela resultante de uma pancada, ou um abalo emocional consequente de uma má experiência. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
O substantivo feminino moça é genericamente utilizado para indicar uma pessoa do sexo feminino. Apresenta, porém, significados mais específicos, como: mulher jovem, mulher virgem, mulher que já menstrua, mulher adulta, amante e até meretriz.
Exemplos:
Moça é sinônimo de: jovem, menina, mulher, senhorinha, mocinha, virgem, donzela, amante e amásia, entre outros.
O substantivo feminino mossa indica, principalmente, uma marca feita por pressão ou pancada ou uma impressão ou abalo emocional consequente de uma má experiência. Pode significar ainda um talho ou cavidade feito na madeira.
Exemplos:
Mossa é sinônimo de: marca, amassado, amassadela, abalo, perturbação, choque, impressão, talho, cavidade e corte, entre outros.
Atenção!
Moça e mossa não são palavras homófonas porque não são pronunciadas do mesmo modo. Em moça, a vogal o é fechada (ô) e em mossa a vogal o é aberta (ó).