Mulherão ou mulherona: qual é o aumentativo de mulher?
Flávia Neves
Professora de Português
As duas formas - mulherão e mulherona - estão certas para indicar o grau aumentativo do substantivo mulher. Além desses dois, a forma mulheraça também está correta.
- Ela é uma mulher.
- Ela é um mulherão.
- Ela é uma mulherona.
- Ela é uma mulheraça.
As palavras mulherzona e mulherzão não se encontram dicionarizadas, nem reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Quando usar mulherão, mulherona e mulheraça?
As formas no aumentativo do substantivo mulher são usadas para indicar uma mulher grande, forte ou corpulenta. Apesar disso, no dia a dia, os substantivos aumentativos mulherão, mulherona e mulheraça são usados, principalmente, para indicar uma mulher muito bonita, com formas atraentes. Pode significar ainda uma mulher fantástica, com feitos excepcionais.
Exemplos com mulherão
- Cara, olha só que mulherão passando ali na rua.
- Como você cresceu, Gabi! Você já está um mulherão.
- Ninguém se atreve a desafiar aquele mulherão.
Exemplos com mulherona
- Cara, olha só que mulherona passando ali na rua.
- Como você cresceu, Gabi! Você já está uma mulherona.
- Ninguém se atreve a desafiar aquela mulherona.
Exemplos com mulheraça
- Cara, olha só que mulheraça passando ali na rua.
- Como você cresceu, Gabi! Você já está uma mulheraça.
- Ninguém se atreve a desafiar aquela mulheraça.
Formação do aumentativo de mulher
A formação do grau aumentativo do substantivo mulher é feita pela junção de um sufixo aumentativo ao substantivo mulher. São usados os substantivos aumentativos -ão, -ona e -aça.
mulherão = mulher + -ão
mulherona = mulher + -ona
mulheraça = mulher + -aça
Existem diversos outros aumentativos formados com esses sufixos:
- garotão;
- meninão;
- mocetona;
- criançona;
- bigodaça;
- colheraça;
- …
Palavras relacionadas: mulher, mulherão, mulherona, mulheraça.
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.
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