A forma correta de escrita desta expressão é nada a ver:
A expressão nada a ver é usada maioritariamente precedida de uma negação, formando a expressão não tem nada a ver:
Esta expressão indica que algo não está relacionado, não correspondendo ou não dizendo respeito a outra coisa. É sinônima de: não tem relação com, não corresponde, não diz respeito a, não é do interesse de, não tem que ver.
A utilização na dupla negativa - não e nada - está correta e transmite um sentido negativo à frase. É uma característica sintática da língua portuguesa consagrada pelo uso, sendo muito utilizada, principalmente na linguagem oral.
Embora contestada por algumas pessoas, que defendem que a dupla negação transmite uma ideia afirmativa, a dupla negação não só mantém o sentido negativo da frase, como o reforça e enfatiza.
O pronome indefinido nada atua como um termo intensificador:
A expressão tudo a ver é antônima da expressão nada a ver, indicando que algo está relacionado ou que diz respeito a outro.
Exemplos com tudo a ver e nada a ver:
Veja mais exemplos em: Tudo a ver ou tudo haver
A expressão nada a ver é sinônima da expressão nada que ver, podendo ser substituída por esta:
Antigamente, a expressão ter a ver era formada com a preposição que em vez da preposição a, ficando ter que ver. Esta expressão sofreu alterações ao longo do tempo com o uso e, possivelmente, com influências francesas. A vantagem do uso da expressão ter que ver é acontecerem menos erros e confusões com o verbo haver.
Não quer esquecer mais? Assista ao vídeo para aprender de forma bem rápida!
Existe a expressão não ter nada a haver, forma negativa da expressão ter a haver. Embora com pouco uso, podemos utilizar a expressão não ter nada a haver com significado de não ter nada a receber, nada a reaver, se referindo ao ato de não ter quantias monetárias para serem recebidas.
Exemplos de nada a haver:
Na língua portuguesa, é possível que ocorra a sequência nada haver, não sendo uma expressão com significado próprio, mas sim o seguimento do advérbio nada e do verbo haver.
Exemplos com sequência nada haver:
Atenção!
A expressão “nada aver”, escrita de forma junta e/ou sem h, está sempre errada.