O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição.
Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência verbal com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, tendo pouca permanência no local a que se vai:
Nota: Em à, com acento grave indicativo de crase, houve a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Em ao ocorre a contração da preposição a com o artigo definido masculino o (a + o = ao).
A preposição a, tendo sua origem na preposição latina ad, indica um movimento até um determinado lugar. Assim, é usada com verbos de movimento para indicar que quem vai, vai a algum lugar.
Apesar disso, em linguagem coloquial é usada predominantemente a preposição em. Esse uso é, contudo, considerado errado segundo as regras gramaticais:
Nota: Em na houve a contração da preposição em com o artigo definido feminino a (em + a = na). Em no ocorre a contração da preposição em com o artigo definido masculino o (em + o = no).
A preposição em, tendo sua origem na preposição latina in, indica um movimento para dentro. Assim, não deverá ser usada com verbos de movimentos, mas sim com verbos de posição, indicando que quem está, está em algum lugar.