Os verbos normalizar e normatizar estão dicionarizados como sinônimos com o sentido de estabelecer normas e padrões. Contudo, privilegia-se o uso do verbo normatizar com esse sentido. O verbo normalizar é mais utilizado para indicar o ato de fazer voltar à realidade.
Exemplos:
Normalizar é um verbo formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –izar à palavra normal: normal + -izar. Este verbo apresenta dois sentidos principais dicionarizados: o ato de fazer voltar à normalidade e o ato de estabelecer normas de padronização.
Embora se privilegie o uso deste verbo com o sentido de fazer voltar à realidade, é igualmente correto que o verbo normalizar seja usado com o sentido de estabelecer normas de padronização. Assim, normalizar é sinônimo de regularizar, corrigir e compor, bem como de normatizar, padronizar, uniformizar e estandardizar, entre outros.
Exemplos:
Normatizar é um verbo formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –izar à palavra norma: norma(t) + -izar. Este verbo se refere unicamente ao ato de estabelecer normas de padronização, sendo sinônimo de padronizar, uniformizar, estandardizar, normalizar e formalizar, entre outros.
Exemplos:
Atenção!
A mesma situação acima descrita ocorre com os substantivos normalização e normatização, cognatos de normalizar e normatizar.
Exemplos: