Nostalgia, nostálgia ou nostalgía

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é nostalgia. As palavras nostálgia e nostalgía estão erradas. Nostalgia é uma palavra paroxítona, com a sílaba gi como silaba tônica (nos-tal-gi-a), não sendo acentuada graficamente. O substantivo feminino nostalgia se refere a uma tristeza profunda causada por saudade de algo ou alguém que permaneceu no passado, muitas vezes idealizado. É frequentemente usada para referir as saudades da pátria, da família ou de uma infância feliz. Pode se referir também a uma tristeza sem causa certa, bem como a uma ansiedade causada por sonhos não realizados.

Exemplos:

  • Sempre que vejo crianças brincando na pracinha, sinto uma certa nostalgia e uma vontade de voltar no tempo.
  • É num clima de nostalgia que me despeço de meus familiares e deixo a casa onde cresci.  
  • Os estudantes já sentem a nostalgia do último dia de aulas.

A palavra nostalgia tem sua origem na palavra francesa nostalgie, formada a partir da junção de dois radicais gregos: nostós + álgos. Nostós significa voltar para casa e álgos significa dor. As palavras nostálgico e nostalgizar são cognatas de nostalgia. 

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de nostálgia, erradamente se transforma uma palavra paroxítona em proparoxítona, por uma possível associação com a palavra nostálgico.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também