A forma correta de escrita da palavra é padrasto, escrita com a consoante r na segunda sílaba, formando a sílaba dras (pa-dras-to). A palavra padastro está errada. A difícil pronúncia da palavra padrasto faz com seja pronunciada muitas vezes de forma errada.
O substantivo masculino padrasto se refere ao homem que está casada com a mãe de uma pessoa, sem ser o seu pai, ou seja, o marido da mãe, o esposo da mãe, o companheiro da mãe.
Com reduzida utilização, a palavra padrasto pode se referir ainda a uma construção ou colina que domina em algum lugar, bem como a obras de defesa militar.
A palavra padrasto tem sua origem na palavra em latim patraster, que significa homem da mãe. Por sua vez, a palavra em latim patraster tem sua origem na palavra em latim patre, que significa pai.
Todas as palavras originadas na palavra latina patre, formam a sílaba com dr- na palavra em português:
O feminino da palavra padrasto é madrasta:
Apesar de madrasta ser o feminino de padrasto, a palavra padrasto não apresenta o mesmo sentido depreciativo que a palavra madrasta apresenta, indicando uma mãe má ou mulher má.
Os filhos da atual mulher do padrasto são seus enteados.
A palavra enteado tem sua origem na palavra em latim ante natus, que significa nascido antes, ou seja, nascido antes do atual relacionamento.