A palavra beijo tem origem no latim “bacium” e significa toque dos lábios. Além disso, pode se referir a uma pessoa que, de forma figurada, é comparada a um beijo, seja pela sua beleza, amor ou ternura. Tão presente nas letras e nas artes, essa linguagem carrega muitos sentidos. Veja 9 palavras que se associam ao beijo.
Verbo que indica a ação de beijar repetidas vezes e com estalo. É usado em contextos informais.
Beijo de amizade e cumprimento entre duas pessoas. O termo também pode ser usado para referir o beijo de paz trocado em cerimônias religiosas. Origina-se no latim "osculum", que significa boca pequena.
Existe uma ciência que estuda o beijo – a filematologia. O estudo implica tanto suas origens como seus significados e tipos.
Palavra que nomeia uma cerimônia de beijar a mão. No Brasil, a prática foi introduzida por D. João VI. Indicava o beijo na mão direita dos reis em sinal de reverência.
Verbo que indica a troca de beijos entre duas pessoas.
Informalmente, o termo é usado como referência a um beijo rápido na boca. Sinônimo de beijoca.
Na linguagem coloquial, significa um beijo leve e é sinônimo de beijinho.
Muito presentes nas histórias em quadrinhos, essas onomatopeias representam o som do beijo na escrita.
Palavra nova que dá nome ao desejo intenso e repentino de beijar alguém.
Além de conhecer palavras relacionadas ao tema, veja os nomes para os tipos mais comuns de beijo.
Um estudo publicado em 2023 na revista Science sugere que o primeiro registro de beijo romântico foi há mais de 4500 anos na região da Mesopotâmia. É o que dizem Troels Pank Arbøll e Sophie Lund Rasmussen, pesquisadores que divulgaram o artigo sobre o tema.
Vale ressaltar que, além do beijo romântico, existem vários tipos de beijo. Em muitas culturas, os beijos são vistos como expressões naturais de carinho e romance, enquanto em outras, não são tão comuns. Estima-se que em 90% dos países as pessoas se beijam.
Veja também: