11 palavras muito úteis que você não usa (ainda!)

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Professora de Português

Quer desenvolver sua capacidade comunicativa com palavras únicas? Temos uma lista para você! Descubra 11 palavras muito úteis que você provavelmente nunca usou, mas recomendamos.

Borborigmo

Nome dado aos sons produzidos pelos gases e líquidos no tubo digestivo. Pense bem: quando você quiser conversar sobre barulhos estomacais, vai querer nomeá-los de rugidos ou de borborigmos? A segunda opção será bem mais elegante.

Exemplo de uso: Após um longo período em jejum, seu estômago começou a produzir borborigmos bem audíveis.

Menino encabulado com borborigmo

Fosfeno

Sabe aquela sensação de ver pontos de luz ou estrelas quando apertamos os nossos olhos? Ela tem nome! São os fosfenos.

Exemplo de uso: Ao pressionar seus olhos com força, ela viu fosfenos coloridos.

Reminiscência

Outra palavra útil e de uma sonoridade linda. Indica o ato de trazer à memória experiências ou eventos anteriores. Pode indicar, ainda, uma vaga lembrança. É sinônimo de recordação.

Exemplo de uso: A fragrância das flores silvestres era uma reminiscência da infância dele.

Arrebol

Esse termo curioso indica a coloração avermelhada do céu ou das nuvens durante o nascer ou pôr do sol.

Exemplo de uso: No horizonte, o arrebol tingia o céu com tons vibrantes durante o pôr do sol.

Abespinhar-se

Eis um verbo bem expressivo! Abespinhar-se é sinônimo de enfurecer-se. O mais interessante é que a palavra carrega na sua origem o significado de irritar-se como as vespas, ou seja, constantemente e por qualquer motivo.

Exemplo de uso: Ele costumava abespinhar-se facilmente quando alguém discordava de suas opiniões.

Mimetismo

Você pode até conhecer essa palavra, mas temos uma sugestão de uso para ela além do literal. Na biologia, o mimetismo é uma estratégia adotada pelos animais ou plantas de imitar outro organismo para se camuflar e ter proteção de predadores.

No sentido figurado, você pode usar o mimetismo para se referir a uma mudança, a uma nova adaptação ou até a alguma imitação para se obter vantagem.

Exemplo de uso: É comum ver o mimetismo entre estudantes na busca de aceitação social.

Mimetismo entre inseto e folha
Foto de Petr Ganaj / Pexels

Vitupério

Palavra sofisticada que indica uma censura severa, um insulto ou uma afronta.

Exemplo de uso: O discurso repleto de vitupérios causou desconforto na plateia, que esperava um debate mais construtivo.

Impávido

Impávido é sinônimo de destemido. Aquele que demonstra coragem, firmeza ou audácia diante de situações difíceis. Uma bela palavra, não?

O exemplo de uso para essa palavra está no nosso hino nacional: “Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso”.

Obnubilar

Tem o sentido de ofuscar, tornar algo obscuro. Na linguagem figurada, associa-se à ideia de confundir a mente. A palavra vem do latim "obnubilare", que significa ocultar com nuvem.

Exemplo de uso: A densa neblina começou a obnubilar a visão dos motoristas, tornando a estrada perigosa para dirigir.

Nitidificar

É o contrário da palavra anterior. Nitidificar significa tornar algo claro ou nítido. É sinônimo de elucidar, outra palavra que vale a pena usar no dia a dia.

Exemplo de uso: A água do riacho começou a nitidificar à medida que o sol da manhã brilhava sobre ela, revelando pedras e peixes no fundo.

Ultracrepidário

Ultracrepidário é um termo que descreve alguém que opina além do seu conhecimento, o famoso “sabe-tudo”.

Originado da expressão latina "sutor, ne ultra crepidam" (sapateiro, não vá além do sapato!), a história por trás do termo remonta a um pintor grego chamado Apeles.

Um sapateiro opinou sobre sua obra, e o pintor o advertiu a não ir além de suas habilidades. Isso se transformou em um provérbio difundido em Roma. Mais tarde, no século XVIII, o escritor inglês William Hazlitt criou o termo "ultracrepidanismo" baseado nessa narrativa.

Exemplo de uso: Ele era um crítico ultracrepidário, frequentemente emitindo opiniões sobre assuntos que não entendia.

Gostou de conhecer mais palavras? Veja também:

Atualizado em
Louise Oliveira
Louise Oliveira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos.

Veja também