A Academia Brasileira de Letras incluiu uma nova palavra no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa: bibliosmia. Com um significado único, ela descreve a atração que sentimos pelo cheiro dos livros. Identificou-se? Conheça mais sobre ela e outras palavras que são irresistíveis para quem ama livros.
Significado: fascínio que sentimos ao cheirar um livro, principalmente os antigos.
Não só os livros novos têm seu encanto, os mais raros também exercem fascínio e convidam para serem ‘cafungados’, que o Vocabulário Controlado não nos descubra, nem a nossa rinite alérgica. É amor à primeira bibliosmia.
(Ana Karina Fraga. Disponível no site da ABL.)
Significado: amor pelas palavras ou por se expressar por meio delas.
… Sim Senhor, tudo o que queira, mas são as palavras as que cantam, as que sobem e baixam… [...] Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, mordo-as, derreto-as… Amo tanto as palavras [...]
(Pablo Neruda)
Significado: encantamento, deleite, prazer.
[...] a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.
(Manoel de Barros)
Significado: pessoa que ama os livros e, geralmente, os coleciona.
Mas se um bibliófilo quiser colecionar a torto e a direito [...] e formar um verdadeiro coquetel de livros, meu Deus, deixem-no juntar seus livrinhos em paz!
(Rubens Borba de Moraes)
Significado: coleção de flores. No sentido figurado, refere-se a uma coletânea de textos literários. É sinônimo de antologia.
Registam-se no século XIX, em particular, várias seletas de poesia, como o Florilégio da poesia brasileira, [...] compilado por Francisco Adolpho de Varnhagem.
(Carlos Ceia, E-Dicionário de Termos Literários)
Significado: termo do inglês, sem tradução direta para o português. Tem o sentido de carregar um livro consigo o tempo todo.
Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam! Não duro nem para metade da livraria!
(Almada Negreiros)
Significado: devorador de livros (especialmente insetos); leitor voraz.
Trecho de Firmin, romance que conta o ponto de vista de um rato nascido em uma livraria. Ele aprende a ler devorando as páginas de um livro:
E você não precisa acreditar nas histórias para gostar delas. Eu gosto de todas as histórias. Gosto da progressão do começo, meio e fim. Gosto da lenta acumulação de significados, das paisagens imprecisas da imaginação, dos avanços labirínticos, das encostas cheias de árvores, dos reflexos nas águas, das viradas trágicas e dos tropeços cômicos.
(Sam Savage. Fonte: O guia completo do Storytelling, de Palacios e Terenzzo)
Significado: transformação; mudança completa.
A mente humana, uma vez ampliada por uma nova ideia, nunca mais volta ao seu tamanho original.
(Oliver Wendell Holmes)
Significado: relação ou diálogo que um texto mantém com outros textos.
As próprias ideias nem sempre conservam o nome do pai; muitas aparecem órfãs, nascidas do nada e de ninguém. Cada um pega delas, verte-as como pode e vai levá-las à feira, onde todos as têm por suas.
(Machado de Assis)
Significado: capacidade de resistir e persistir diante de obstáculos.
Narrar é resistir.
(Guimarães Rosa)
Se somos filhos do tempo, então não há nada de errado que, de cada dia, brote uma história. Porque os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias.
(Eduardo Galeano)
Descubra mais palavras e outras curiosidades da língua portuguesa: