Quem nunca usou uma palavra querendo dizer uma coisa, mas, na verdade, era outra? Existem motivos para isso: palavras com significados diferentes, mas pronúncia igual ou parecida, conhecimento baseado no senso comum... E a lista não para por aí. Veja alguns exemplos que podem surpreender você.
Geralmente associamos o significado dessa palavra a um ser vivo microscópico que transmite doenças. Mas micróbio também é todo ser vivo microscópico, composto de uma única célula, dentre eles bactérias, protozoários, fungos etc. Assim como existem micróbios ruins, existem os “bons”, que desempenham importantes funções para a nossa vida.
Significa duplicado, dobrado: comprei uma casa geminada. Sim, sem o R. Não confunda com germinado, do verbo germinar (brotar, originar).
Essa palavra é usada como sinônimo de município. Tem uso mais comum em Portugal: o concelho de Lisboa é conhecido pela sua rica história e cultura. Conselho, com S, carrega outros significados, sendo o mais frequente o de recomendação.
Está relacionado com algo superior, que se sobressai: o cientista é uma figura eminente na comunidade acadêmica. Se você quiser se referir a algo muito próximo de acontecer, diga iminente, com i: perigo iminente, evento iminente.
Significa aplicar uma pena, um castigo: a juíza infligiu uma punição ao condenado. Uma palavra muito semelhante carrega a ideia de transgredir uma norma: infringir, com R.
É o mesmo que retirar a culpa: a investigação ajudou a descriminar o funcionário. Para se referir ao ato de tratar injustamente uma pessoa, use discriminar, com i.
Parece até um elogio! Mas é uma característica de algo ou alguém tolo, com falta de bom senso: ele se arrependeu de suas ações estultas. Não confunda com astuto (esperto).
Escrito assim, o termo é uma forma do verbo abastardar (eu abastardo), com a ideia de corromper. Já abastado, sem o R, aparece em frases como “ele é feliz e abastado” (farto, que possui muitos bens).
Coser, com S, é o mesmo que costurar: minha avó costumava coser à mão lindos bordados nos lençóis. Já cozer, com Z, significa cozinhar.
Mavioso é algo doce, carinhoso: o mavioso nome de Iracema. Já mafioso é bem diferente...
Significa recolher as espigas que sobram no campo depois da colheita: os agricultores costumavam respigar os grãos. Por sua vez, respingar tem o sentido de lançar pingos.
Fazer aparecer, surgir: as bolhas começaram a emergir à superfície da água fervente. Para o significado de mergulhar e afundar, usamos o termo imergir.
Indica o ato de ir no sentido contrário (contra): sua afirmação vai de encontro aos nossos ideais, portanto não podemos concordar com ela.
Se você quer indicar concordância, use “ir ao encontro de”: seu comprometimento vai ao encontro das minhas expectativas e fico feliz por isso.
Relacionada à pintura, essa expressão está mais ligada à ideia de natureza morta porque é imóvel. Ou seja: estática, sem movimento, e, portanto, inanimada. Inclusive, no inglês, o termo é traduzido como “still life”, e não “dead nature”.
Homônimos são palavras com significados diferentes e mesma pronúncia. Exemplo: coser e cozer.
Parônimos são palavras que também possuem significados diferentes, mas pronúncia semelhante. Exemplo: emergir e imergir.
A leitura amplia a nossa visão de mundo e o nosso repertório. Quando temos uma leitura variada, esse ganho é ainda mais perceptível.
Assim como acontece quando estamos aprendendo uma língua estrangeira, atentar-se ao contexto em que as palavras são usadas na nossa língua materna também é fundamental.
Quer mais curiosidades? Conheça também: