A palavra parceria é escrita sem a letra i depois da sílaba ce.
Apesar de ser originada da palavra parceiro, em que existe ditongo na sílaba cei, parceria sofreu um processo de mudança fonética chamado monotongação. Por isso sua grafia é diferente de outras palavras de mesma origem: parceirada, parceiragem.
As palavras parceiro, parceira, parceiros e parceiras, por outro lado, não sofreram esse processo e mantêm o ditongo ei na sílaba cei.
Parceria é o nome dado a uma sociedade ou contrato firmado entre indivíduos ou empresas que têm um mesmo propósito. Pode também se referir a união de artistas para desenvolver músicas ou outro tipo de produto cultural.
A monotongação é um processo fonético no qual se substitui o som de um ditongo pelo som de uma só vogal. Por exemplo, palavras como couro, caixa e queijo, muitas vezes são pronunciadas como coro, caxa e quejo, sem os sons do u e do i.
Na fala, é um processo bastante comum em quase todos os lugares do Brasil. Em alguns casos, ela acaba sendo incorporada na escrita e depois passa a fazer parte da grafia padrão da palavra. É o que acontece na palavra parceria.
Há ainda palavras que aceitam duas grafias, com e sem monotongação: quota e cota, quociente e cociente, quotidiano e cotidiano.