Essas duas palavras - passo e paço - existem na língua portuguesa e estão corretas. Os seus significados, porém, são diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.
Passo é uma palavra muito usada pelos falantes, referindo-se, principalmente, ao movimento feito com os pés para andar. Pode ser também a forma conjugada do verbo passar: eu passo.
Paço é uma palavra com uma utilização mais reduzida, referindo-se, principalmente, a um palácio real ou episcopal ou à sede de um governo municipal, como o Paço Municipal de Porto Alegre.
Enquanto substantivo, a palavra passo possui diversos significados. Indica o movimento feito com os pés para andar, a deslocação do corpo com o movimento dos pés e pegadas. Pode indicar também as várias etapas de um processo, ou quaisquer atos, conjunturas e ações empreendidas. Passo se refere também a uma passagem estreita no monte ou a um trecho de uma obra literária, entre outros.
Passo é, assim, sinônimo de passada, andar, marcha, pegada, etapa, fase, iniciativa, decisão, situação, ponto, procedimento, ato, trecho, extrato, desfiladeiro e estreito, entre outros.
Enquanto verbo, passo é a forma conjugada do verbo passar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu passo. É sinônimo de andar por, atravessar, percorrer, estar, ficar, transmitir, comunicar, mudar, modificar, aplicar, botar, espalhar, aguentar, suportar e acabar, entre outros.
Verbo passar - presente do indicativo:
(Eu) passo
(Tu) passas
(Ele) passa
(Nós) passamos
(Vós) passais
(Eles) passam
O substantivo masculino paço se refere a um palácio real ou episcopal, sendo sinônimo de palácio, corte e solar. Indica também as pessoas que habitam o palácio, ou seja, os cortesãos e palacianos. Pode indicar ainda a sede do governo de um município, como o Paço Municipal de Fortaleza e o Paço Municipal de São José dos Campos.
As palavras passo e paço apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: