A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. A palavra péla passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Nesta atual reforma ortográfica foi abolido o acento agudo utilizado no substantivo feminino péla, deixando de haver acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas. O acento circunflexo diferenciava o substantivo péla (bola) do substantivo pela (troça e zombaria) e da preposição contraída pela (per a).
Antes do acordo: pêlo, pára, pêra, pólo, péla, pélo.
Depois do acordo: pelo, para, pera, polo, pela, pelo.
Assim, a distinção entre os substantivos e a preposição contraída pelo não é mais feita pela acentuação mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem.
Enquanto substantivo, pela pode significar uma bola ou o jogo jogado com essa bola, bem como troça ou zombaria e uma dança folclórica do Maranhão, também conhecida como dança do lelê. Enquanto preposição contraída, pela é a preposição per contraída com artigo definido a.
Exemplos:
Atenção!
O Novo Acordo Ortográfico mantém o acento diferencial no verbo pôr, para distinguir da preposição por, e na forma conjugada pôde (3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para distinguir da forma conjugada pode (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo).