Pela ou péla

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. A palavra péla passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Nesta atual reforma ortográfica foi abolido o acento agudo utilizado no substantivo feminino péla, deixando de haver acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas. O acento circunflexo diferenciava o substantivo péla (bola) do substantivo pela (troça e zombaria) e da preposição contraída pela (per a).

Antes do acordo: pêlo, pára, pêra, pólo, péla, pélo.
Depois do acordo: pelo, para, pera, polo, pela, pelo. 

Assim, a distinção entre os substantivos e a preposição contraída pelo não é mais feita pela acentuação mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem. 

Enquanto substantivo, pela pode significar uma bola ou o jogo jogado com essa bola, bem como troça ou zombaria e uma dança folclórica do Maranhão, também conhecida como dança do lelê. Enquanto preposição contraída, pela é a preposição per contraída com artigo definido a.

Exemplos:

  • Ele foi pela ponte ou pelo viaduto?
  • Que tal jogarmos o jogo da pela?
  • Essa dança folclórica do Maranhão chama-se pela.

Atenção!
O Novo Acordo Ortográfico mantém o acento diferencial no verbo pôr, para distinguir da preposição por, e na forma conjugada pôde (3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para distinguir da forma conjugada pode (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também