As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.
Perda é sinônimo de extravio, sumiço, privação, dano e fim.
Perca é a forma conjugada do verbo perder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
O substantivo feminino perda é usado para indicar, principalmente, qualquer tipo de extravio, sumiço, desaparecimento ou desvio. Além disso, é também sinônimo de privação, destruição, derrota, prejuízo, diminuição, morte e condenação, entre outros.
Perca, enquanto forma conjugada do verbo perder, significa o ato de ficar sem a posse de alguma coisa, de não conseguir alguma coisa, não comparecer, entre outros. É sinônimo de deixar, desperdiçar, estragar, corromper, esquecer, atrapalhar-se, absorver-se e desapoderar, entre outros.
Verbo perder - Presente do subjuntivo:
(Que eu) perca
(Que tu) percas
(Que ele) perca
(Que nós) percamos
(Que vós) percais
(Que eles) percam
Verbo perder - Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) perde
(Ele) perca
(Nós) percamos
(Vós) perdei
(Eles) percam
Nota: A palavra perca pode ser também um substantivo feminino referente a uma espécie de peixe de água doce. Neste caso, a vogal e é pronunciada de forma aberta (é).
Aprenda como distinguir estas duas palavras com as dicas rápidas e fáceis do nosso vídeo:
As palavras perca e perda são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: